O município de Ribeirópolis sediou, na tarde desta quarta-feira, 25, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
O encontro aconteceu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e teve como tema central: “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação.” A proposta da conferência foi promover o diálogo entre poder público, sociedade civil e a população idosa sobre a importância de garantir direitos, fortalecer políticas públicas e estimular a participação ativa da pessoa idosa em todas as esferas sociais.
Durante o evento, foram debatidos desafios e propostas para ampliar o acesso da pessoa idosa a uma vida com mais dignidade, segurança e respeito. Além disso, o momento serviu como espaço de escuta, troca de experiências e construção de soluções voltadas ao envelhecimento com qualidade de vida.
A conferência reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão e o respeito às pessoas idosas, promovendo ações que estimulem a cidadania, a valorização e a presença ativa desse público na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.