A Prefeitura de Lagarto firmou, nesta quarta-feira, 3, um termo de cooperação com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município, assegurando um repasse mensal de R$ 10 mil para a instituição. O termo, com duração de 12 meses, totaliza R$ 120 mil e tem o objetivo de garantir a continuidade dos serviços oferecidos às pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.
Durante a assinatura, o prefeito Sérgio Reis destacou a importância da parceria e reafirmou o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão. “A Prefeitura está assinando um termo de cooperação de repasse para que a APAE possa, dentro da sua estrutura administrativa, custear despesas mensais com aquela entidade. Esse ano é um ano difícil para a Prefeitura, nosso orçamento está limitado, mas acredito que a partir do próximo ano, com a melhoria da estrutura administrativa, fiscal e financeira do município, nós estaremos ampliando essa parceria”, ressaltou o prefeito.
A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Suely Menezes, também celebrou o termo de cooperação e ressaltou os avanços obtidos com a regularização dos débitos antigos.
“Estou muito feliz com a assinatura desse termo entre a Prefeitura de Lagarto e a APAE. É uma alegria poder contribuir para que essa instituição continue prestando um trabalho tão importante para nossa cidade, cuidando de pessoas com deficiência e oferecendo atenção e carinho a quem precisa. Conseguimos também regularizar os débitos deixados pela gestão anterior, o que nos dá ainda mais tranquilidade para apoiar esse trabalho”, destacou.
O diretor da APAE de Lagarto, Ricardo Rodrigues, agradeceu o apoio da Prefeitura e ressaltou a importância do investimento para a manutenção dos atendimentos.
“É um grande feito do município de Lagarto, tendo em vista que a APAE já tem 37 anos de história e realiza um trabalho fundamental para as pessoas que mais precisam e que não têm condições de pagar por um serviço de reabilitação. Contamos com uma equipe multidisciplinar que trata diversas deficiências físicas associadas. O apoio do município e da sociedade é essencial para mantermos nossas atividades”, afirmou.
A secretária municipal de Inclusão Social, Lissandra Machado, destacou a relevância do termo para o fortalecimento das políticas públicas. “É motivo de muita alegria. O município de Lagarto hoje firma um termo de cooperação, por meio das Secretarias de Inclusão, Saúde e Assistência Social, dando mais apoio às pessoas com deficiência”, disse.
Já o secretário de Saúde, Marlysson Magalhães, reforçou o caráter humanizado da parceria. “Esse é mais um passo importante da gestão, dando uma saúde humanizada para a nossa população. A APAE é uma entidade muito importante no Brasil e não seria diferente aqui em Lagarto. Além da parceria com a Inclusão e a Assistência Social, todos os equipamentos de saúde do município estão à disposição para atender os usuários da APAE”, reforça.
Fundada em 1987, a APAE de Lagarto é uma instituição beneficente e sem fins lucrativos, que atua nas áreas de educação, saúde, assistência social e reabilitação, atendendo atualmente 80 assistidos. A assinatura do termo reforça o compromisso da Prefeitura de Lagarto com a cidadania, a inclusão social e o apoio às instituições voltadas à defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Por Ascom