»
»
Mais de 100 câmeras com inteligência artificial reforçam segurança pública no Arraiá do Povo

Mais de 100 câmeras com inteligência artificial reforçam segurança pública no Arraiá do Povo

Publicado em 13 de junho de 2025

Para garantir a tranquilidade de sergipanos e turistas durante o Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, em Aracaju, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) conta com o suporte de mais de 100 câmeras equipadas com tecnologia de inteligência artificial (IA). Distribuídas estrategicamente por todo o espaço do evento, elas são capazes de realizar análises em tempo real de imagens e padrões de comportamento. A iniciativa é fruto de parceria entre os órgãos públicos da segurança pública estadual de Sergipe com uma empresa especializada em soluções tecnológicas para segurança urbana.

Com o sistema implementado no Arraiá do Povo, é possível identificar imediatamente situações de risco, como aglomerações críticas, movimentos suspeitos e emergências médicas, além do reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, quando autorizados. Toda a operação é integrada às plataformas do Estado e auxilia diretamente o trabalho da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.

O centro de monitoramento inteligente utilizado no evento é o único do tipo no Nordeste. A estrutura inclui um data center blindado, protocolos de redundância e segurança digital, além de uma equipe técnica altamente capacitada, que atua em regime de plantão 24h. O sistema usa câmeras PTZ (com movimentação panorâmica), sensores térmicos e softwares de inteligência artificial que permitem desde o controle de acesso com QR Code até a simulação de rotas de evacuação.

De acordo com o tenente-coronel Fernando Ferreira, diretor do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), o sistema de câmeras com inteligência artificial também está voltado à proteção de pessoas vulneráveis. “O sistema permite contagem de público, reconhecimento facial e localização de pessoas, especialmente crianças que possam se perder dos pais. Caso isso ocorra, os responsáveis podem acionar nossa equipe na base de monitoramento, ao lado da Delegacia de Turismo (Detur), para que iniciemos imediatamente a busca”, detalhou o oficial.

Outro ponto destacado pelo tenente-coronel Fernando Ferreira foi a importância das imagens para as investigações conduzidas pela Polícia Civil. “O sistema é integrado e qualquer imagem necessária para instruir inquéritos, ocorrências ou ações do Corpo de Bombeiros estará disponível para os órgãos responsáveis. Isso reforça também a sensação de ordem e acolhimento para quem participa do evento”, completou.

Para o diretor comercial da empresa SEGV, que fornece a tecnologia, Tadeu Almeida, a estrutura é inédita em eventos realizados em Sergipe. “Montamos um servidor robusto e instalamos quase cem câmeras com tecnologia de ponta, gerando dados em tempo real para que o Estado possa tratar essas informações e qualificar ainda mais o serviço de segurança pública. Trouxemos a equipe de engenharia dos fabricantes e montamos um projeto que permite monitoramento inteligente e integrado”, afirmou.

Tadeu Almeida destacou ainda os recursos disponíveis nas câmeras instaladas que visam maior efetividade das ações de segurança pública no Arraiá do Povo. “As câmeras detectam idade, gênero, fazem reconhecimento facial e auxiliam a polícia também no pós-evento, com a análise de pessoas que circularam pelo espaço. Temos ainda câmeras speed dome com giros completos, além de um sistema com redundância total para garantir que nenhuma falha comprometa a operação”, finalizou.

Por SECOM/SE

Categorias:
Tags:
Compartilhe
Pedal Rio São Francisco em Gararu, Sergipe
Últimas Notícias
IMG_7399
Prefeito Eraldo do Frigorífico resgata tradição e promove o maior casame...
IMG_7396
Aracaju despenca em ranking de qualidade de vida do IPS e população cobr...
IMG_7395
Cumbe se prepara para o São Pedro da Nossa Gente com grandes atrações e ...
IMG_7393
Prefeitura de Riachuelo realiza nova edição do Programa Mais Saúde
Notícias Relacionadas
ddc256c6-d744-4415-870c-fc3229b96684
Secretaria de Estado da Justiça inicia 8ª fase da Operação MUTE em Sergipe
be508898-0214-4f2d-ac93-7828265e496f
Sergipe mantém tendência de queda e reduz homicídios dolosos em 75% entr...
IMG_7161
Prefeitura de Aparecida passa a oferecer serviço de emissão de carteira ...
IMG_7144
Prefeito Machadinho Barbosa busca instalação de base do Corpo de Bombeir...