Com o objetivo de garantir dignidade, saúde e qualidade de vida à população, a Prefeitura de Lagarto realizou, nesta sexta-feira, 27, mais uma entrega de próteses dentárias, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. Desta vez, 97 pessoas foram beneficiadas com o serviço, que já ultrapassou a marca de 400 próteses entregues apenas no primeiro semestre de 2025. O prefeito Sérgio Reis acompanhou a ação e destacou a importância de manter programas de saúde com continuidade e planejamento.
“São mais de 400 próteses entregues em menos de seis meses. Isso mostra o quanto é possível fazer mais e melhor quando se trabalha com propósito. Cada sorriso devolvido representa autoestima, respeito e cuidado com o povo lagartense. Prótese dentária não é só estética, é dignidade, saúde, e qualidade de vida. E vamos continuar avançando com esse compromisso, porque nosso povo merece ser tratado com atenção e humanidade. Nossa missão é cuidar das pessoas com verdade, com entrega e com trabalho concreto”, afirmou o gestor.
Na ocasião, Sérgio Reis também ressaltou os avanços estruturais que estão sendo planejados para a área da saúde, incluindo a construção da nova UPA 24h, cujo projeto já está concluído. “Ontem, estive reunido com a equipe da Secretaria de Obras e estou empenhado em acelerar a licitação da nova UPA. O projeto está pronto e estamos finalizando os complementares para que em julho a obra seja licitada. A nova UPA será um divisor de águas. Vai ter um padrão de hospital privado, pensado em cada detalhe, desde a entrada do paciente até a saída. Será uma marca da nossa gestão e vai melhorar, de forma definitiva, o atendimento de urgência e emergência em Lagarto”, completou.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, a ação representa um compromisso da atual administração do município em restabelecer esse serviço e torná-lo permanente. A gestora da pasta explicou também que os atendimentos de saúde bucal ocorrem com agendamentos feitos a partir das unidades de saúde e que, após avaliação e moldagem, os pacientes são encaminhados para a entrega final.
“A saúde bucal é uma política pública permanente da nossa gestão. O compromisso é garantir acesso com dignidade, e não apenas em períodos eleitorais. Hoje temos equipamentos novos, manutenção regular dos gabinetes odontológicos e ampliação da equipe para assegurar um atendimento de qualidade em todas as etapas do processo”, detalhou.
Melhoria da autoestima
Além do impacto direto na autoestima dos beneficiários, o programa tem reflexos positivos na alimentação e na saúde geral dos pacientes. A dona de casa Josefina Farias, de 63 anos, foi uma das contempladas e comemorou o recebimento da nova prótese. “Recebi minha prótese com menos de um mês de espera. Agora posso mastigar, sorrir, viver melhor. Só tenho a agradecer ao prefeito e à equipe que cuidou da gente com tanto carinho”, contou emocionada.
Assim como ela, a dona de casa Marli dos Santos, que aguardava há anos por uma solução definitiva, também celebrou o momento. “Passei quase oito anos sem usar prótese, porque a que recebi antes era ruim e larguei para lá. Agora, essa ficou perfeita. Foi tudo rápido e bem feito”, relatou.
Por Ascom