A Prefeitura de Boquim, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Endemias, intensificou as ações de prevenção contra dengue, zika e chikungunya. Semanalmente, equipes realizam visitas a residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais, com inspeções, orientações e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.
Durante as atividades, os agentes verificam locais que acumulam água parada, como caixas d’água destampadas, vasos de plantas, pneus e recipientes diversos. Além de remover possíveis criadouros, as equipes alertam os moradores sobre cuidados essenciais para evitar a proliferação do mosquito transmissor.
Segundo a gestão municipal, o engajamento da população é decisivo para reduzir os riscos de contaminação. Atitudes simples, como tampar reservatórios, manter quintais limpos e descartar corretamente objetos que acumulam água, podem interromper o ciclo do Aedes aegypti.
A Prefeitura de Boquim destaca que prevenir é um esforço coletivo. Denúncias de locais com possíveis focos e a adoção de práticas diárias de cuidado são passos fundamentais para proteger a saúde da comunidade e evitar surtos das doenças.
Por redação Alô Sergipe







