Sergipe será palco da oficina estadual para construção do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE). A capacitação será realizada nesta quinta-feira, 11, no Caju Hub, espaço de trabalho colaborativo localizado na capital Aracaju. Promovida pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, o Consórcio Nordeste, com parceria local com o Governo do Estado, a agenda integra uma ação coordenada entre os nove estados nordestinos, com objetivo de fomentar o desenvolvimento regional sustentável. Em Sergipe, o encontro contará com a condução da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) e da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE).
O Plano vem sendo construído desde o início deste ano, com etapas de lançamento e envio de Carta de Intenções para o Ministério da Fazenda. Agora, segue para a fase das oficinas estaduais, a fim de implementar visões locais ao seu texto-base. O objetivo é potencializar os fundamentos do desenvolvimento regional de forma sustentável e inclusiva, a fim de promover uma transformação ecológica na região, como explicou o secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira. “O Governo do Estado tem intensificado sua relação com investimentos crescentes em inovação, infraestrutura, planejamento sustentável e, de fato, trabalhado muito a questão da capacidade e segurança hídrica, bem como o enfrentamento às mudanças climáticas. Então, o Plano de Transformação Ecológica coaduna bastante com as nossas ações, com o modelo de planejamento estratégico do Estado de Sergipe. Assim, em conjunto com os demais estados do Nordeste, somamos iniciativas para potencializar o desenvolvimento da região, de forma inclusiva, sustentável e participativa”, pontuou.
Com intuito de definir as prioridades sergipanas a serem expressas no Plano, além de representantes do poder público estarão reunidos especialistas, organizações e demais integrantes da sociedade civil atuantes dos seguintes eixos que compõem o PTE-NE: finanças sustentáveis; adensamento tecnológico; bioeconomia e sistemas agroalimentares; transição energética; economia circular; e infraestrutura verde e adaptação às mudanças climáticas.
A assessora de Gestão Estratégica da Seplan, Marianna Martins, destacou a importância da articulação entre os estados da região Nordeste para elaboração do Plano. “O Plano de Transformação Ecológica nasce a partir de uma necessidade que observamos muito aqui na região. Existe uma persistência muito grande de desigualdades socioeconômicas, mas, ao mesmo tempo, a região Nordeste também tem um potencial gigantesco para superar esses desafios. As oficinas são uma oportunidade para que cada um dos estados possam, de fato, apontar suas demandas no Plano, que está sendo elaborado de forma conjunta”, enfatizou.
A oficina terá carga horária aproximada de quatro horas, com dinâmicas e debates que buscam validar o texto-base do PTE-NE. A primeira atividade prevista será individual, com enfoque no levantamento de desafios, oportunidades e iniciativas relacionadas à Transformação Ecológica no Nordeste. A segunda e terceira atividades, por sua vez, serão realizadas em grupo a partir da construção de visão de futuro para o Nordeste e de revisão do documento base do Plano. Já a quarta atividade contará com uma plenária para apresentação das discussões e propostas para implementação.
Estratégia unificada
As oficinas estaduais para construção do PTE-NE iniciaram no fim de agosto, no Ceará. Desde então, o calendário já contemplou os estados do Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia e Paraíba. Sergipe será o sétimo estado nordestino a sediar a agenda, seguido do Piauí e Pernambuco. O cronograma de elaboração do Plano ainda inclui a realização da COP Nordeste, nos dias 18 e 19 de setembro, em Fortaleza/CE, e a apresentação do PTE-NE, com posicionamentos unificados dos estados, durante a COP 30, prevista para novembro, em Belém/PA.
Por SECOM/SE