O 48º Encontro Cultural de Laranjeiras ficou para a história de Sergipe. Reunindo as maiores atrações do país, a exemplo de Harmonia do Samba e Alceu Valença, que colocou uma multidão para dançar no primeiro dia de festa, Laranjeiras foi o destino escolhido, neste último final de semana, por milhares de turistas de todo o estado para curtir o maior evento cultural de Sergipe.
Com o sucesso e repercussão, o prefeito Juca de Bala está sendo considerado como o melhor gestor em promoção cultural no Estado e afirma que, em 2024, a administração municipal repetirá com a 49ª Edição Cultural de Laranjeiras.
“O 48º Encontro Cultural foi um sucesso e, sem sombra de dúvida, a maior edição de todos os tempos. Foi uma festa tranquila e segura, sem incidentes relevantes, que nos enche de orgulho. Mostramos ao mundo todo o nosso potencial turístico, cultural e arquitetônico”, afirmou o prefeito José de Araújo Leite Neto.
O encontro cultural é um evento artístico-cultural. Não só de banda em cima de palco tocando para inúmeras pessoas, como também, de uma promoção cultural, com apresentações de teatro, dança, musica instrumental, sarau, grupos folclóricos, shows artísticos com bandas locais e nacionais, procissão e exposição.
Com uma semana recheada de atividades culturais, a programação do Encontro Cultural de Laranjeiras contou com cerca de 200 atrações programadas, das quais 100 foram de grupos folclóricos sergipanos. No final de semana as atrações musicais ficaram por conta de Alceu Valença, Xandy Harmonia, Unha Pintada, Márcia Fellipe, Edson Gomes, Guig Guetto, Gabriel Lacerda, Valneijós, Natanzinho Lima, Samyra Show e tantos outros.
SIMPÓSIO
Durante os dias 5 a 7 de janeiro, aconteceu o Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras, no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus Laranjeiras, evento que reuniu diversos pesquisadores e folcloristas com o objetivo de compartilhar conhecimentos e debater a cultura popular sergipana. A ação foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com o apoio do Conselho Estadual de Cultura (CEC), UFS, Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) e da Prefeitura de Laranjeiras, idealizadora do Encontro Cultural.
Há quase cinco décadas, o Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras se configura num espaço para que pesquisadores e folcloristas de todo o país compartilhem seus conhecimentos em prol da cultura popular de Sergipe.
Rica em patrimônio histórico material e imaterial, o município de Laranjeiras possui um acervo arquitetônico colonial e barroco aliado com a cultura popular, que a coloca como grande potencial turístico-cultural. Nos dias da festa, a cidade virou um grande palco cultural, aberto a estudiosos, pesquisadores e brincantes populares de todo o país.
_
Alô Sergipe











