»
»
Governo do Estado apoia catadores durante Forró Siri 2025 por meio do projeto Coleta do Bem

Governo do Estado apoia catadores durante Forró Siri 2025 por meio do projeto Coleta do Bem

Publicado em 27 de junho de 2025

Mais uma entrega do projeto Coleta do Bem foi realizada durante os festejos juninos de Sergipe. Nesta sexta-feira, 27, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), promoveu a distribuição de 21 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para catadores de resíduos sólidos que irão atuar no Forró Siri 2025. A ação se dá em parceria com a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro.

A iniciativa faz parte das ações de fortalecimento da inclusão produtiva e da sustentabilidade desenvolvidas pela Semac, com o apoio das Secretarias de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e do Emprego, Trabalho e Empreendedorismo (Seteem). A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Menezes Dias, destacou que o Coleta do Bem tem apoiado os principais festejos juninos do estado, promovendo segurança, dignidade e valorização para quem atua na coleta de resíduos durante os eventos.

“É gratificante ver a receptividade das pessoas às ações ambientais que temos promovido. Isso demonstra que a sociedade está cada vez mais consciente e disposta a adotar atitudes mais sustentáveis. Com o Coleta do Bem, conseguimos não apenas apoiar os catadores como agentes ambientais, mas também fortalecer a preservação ambiental e impulsionar a economia circular em Sergipe. Fiquei muito feliz em ver que a maioria em Socorro são mulheres, que mostram a sua força, representatividade e garra”, afirmou a gestora.

Na oportunidade, os catadores da cooperativa Reviravolta foram os contemplados e irão atuar na festa, que acontece nos dias 27 e 28 de junho, na Arena Siri, em Socorro. O vice-prefeito de Socorro, Elmo Paixão, participou da entrega e destacou a importância da iniciativa. “É uma parceria muito importante do Governo do Estado com o município de Socorro para dar dignidade aos catadores, tanto com os EPIs, proporcionando segurança, quanto para gerar renda para os catadores da cooperativa”, destacou.

Com foco na inclusão produtiva, na sustentabilidade e na valorização dos trabalhadores da reciclagem que atuam durante grandes eventos, o projeto Coleta do Bem tem se destacado como uma política pública eficaz do Governo de Sergipe. Para garantir segurança e dignidade, cada catador recebe um kit com itens essenciais de proteção e higiene, como camisas com proteção UV, boné tipo árabe, botas de couro, luvas de segurança, protetor auricular e solar, ecobag, shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, escova e creme dental, além de absorventes para as mulheres.

“É um prazer estar participando e recebendo esse kit de segurança, contendo os EPIs, que são equipamentos extremamente necessários para prevenir acidentes. Então, é de suma importância essa entrega e a participação da Reviravolta nesse projeto”, explicou a catadora de resíduos e presidente da cooperativa Reviravolta, Simone Silva.

Também participaram da ação o secretário executivo da Semac, Samir Souza Felipe; o superintendente de Recursos Hídricos da Semac, Lauro Maia; o secretário do Meio Ambiente de Socorro, Allan Fontes; e a fundadora da cooperativa Reviravolta, Quitéria da Silva.

Coleta do Bem

O projeto, que tem com objetivo atuar em todos os eventos inseridos no calendário oficial do estado, já realizou entregas em diversos municípios, como Aracaju, Estância, Pirambu e Canindé de São Francisco, consolidando o Coleta do Bem como uma política pública voltada à valorização de quem cuida do nosso meio ambiente nas grandes festas.

Por todo o mês, o Coleta do Bem está sendo executado no Estação Acolher, realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) durante a realização da Vila do Forró e Arraiá do Povo 2025. O espaço oferece uma estrutura completa para os catadores e seus filhos, com alimentação, dormitório, cuidadores para as crianças e venda do material no local à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), evitando que eles precisem levar o material para casa todas as noites. No total, cerca de 210 kits foram entregues pela Gerência de Resíduos Sólidos da Semac.

Além disso, também estará presente pela primeira vez no São Pedro de Capela 2025, que acontece de 27 a 29 de junho, beneficiando 12 catadores de recicláveis da região.

Por SECOM/SE

Categorias:
Tags:
Compartilhe
Pedal Rio São Francisco em Gararu, Sergipe
Últimas Notícias
IMG_7399
Prefeito Eraldo do Frigorífico resgata tradição e promove o maior casame...
IMG_7396
Aracaju despenca em ranking de qualidade de vida do IPS e população cobr...
IMG_7395
Cumbe se prepara para o São Pedro da Nossa Gente com grandes atrações e ...
IMG_7393
Prefeitura de Riachuelo realiza nova edição do Programa Mais Saúde
Notícias Relacionadas
IMG_7396
Aracaju despenca em ranking de qualidade de vida do IPS e população cobr...
d7ec3f7c-d8ca-48fe-8b4b-118c53761821
Prefeitura de Socorro recebe novos caminhões para coleta de lixo no muni...
IMG_7256
Serra da Miaba I vira Unidade de Conservação em São Domingos
913fc04f-f618-4f61-9a97-f60ea4c02024
Delegada Katarina mobiliza pescadores para discutir impactos de medida p...