»
»
Delegada Katarina mobiliza pescadores para discutir impactos de medida provisória do Governo

Delegada Katarina mobiliza pescadores para discutir impactos de medida provisória do Governo

Publicado em 27 de junho de 2025

 

A deputada federal Delegada Katarina reuniu representantes do segmento pesqueiro em Sergipe para debater um assunto muito sério e que tem mobilizado a atenção da parlamentar nos últimos dias: os impactos da Medida Provisória 1303 no seguro-defeso, um direito fundamental para os nossos pescadores e pescadoras artesanais.

Essa medida, publicada agora em junho, propõe que as Prefeituras passem a ser responsáveis por homologar o Registro Geral da Atividade Pesqueira. Na prática, isso dificulta ainda mais o acesso ao seguro-defeso, que já é uma conquista histórica da categoria. E o pior: ameaça o trabalho das colônias e sindicatos, que sempre estiveram lado a lado dos pescadores, conhecendo de perto a realidade de cada comunidade.

“Queremos ouvir cada pescador, cada pescadora, cada representante das colônias, para entender os impactos dessa mudança na ponta — no dia a dia de quem vive do que tira do mar e dos rios. Nosso objetivo é muito claro: lutar para que milhares de famílias continuem recebendo seu benefício justo e necessário durante o período de defeso”, afirmou a deputada.

A medida, formalmente editada em 11 de junho, insere entre seus dispositivos o Artigo 71, impondo um novo fluxo burocrático que tende a fragilizar a estrutura já consolidada das associações de pescadores, dificultando o acesso ao benefício e, consequentemente, a segurança alimentar de milhares de famílias.

Dessa forma, entre os objetivos da reunião, estão o diagnóstico local, a fim de mapear os principais pontos de dificuldade que a MP 1303 trará à rotina de pescadores sergipanos; e o fortalecimento das entidades, a partir da discussão de estratégias para manter o protagonismo e apoio técnico das colônias.

Para Delegada Katarina, a alteração implica em, pelo menos, dois pontos preocupantes. “A mudança pode acabar politizando a concessão do seguro-defeso, o que seria extremamente prejudicial para a atividade; além do fato de a maioria dos municípios não ter estrutura para absorver essa demanda, podendo prejudicar o avanço do segmento”, argumenta.

A deputada se comprometeu a se reunir com o ministro da Pesca, André de Paula, para encontrar soluções. “O primeiro passo está sendo dado. A partir de agora, serei a voz dos pescadores da Câmara, cobrando respeito, dignidade e a manutenção de um direito que é essencial para a sobrevivência de tantas famílias”, salientou.

O encontro ocorreu nesta quinta, 26, na sede da Superintendência da Pesca e Aquicultura de Sergipe e reuniu representantes de entidades de várias regiões do Estado. Maria Vilma Santos Gomes, presidente da Associação de Pescadores de Maruim, acredita que a medida não tem pontos positivos para a categoria.

“Alguns municípios, a exemplo de Maruim, têm uma Secretaria sem estrutura, que não funciona. Então eles não conseguirão atender essa nova demanda, o que trará prejuízos”, analisa.

Renata dos Santos, presidente da colônia de pescadores de Amparo do São Francisco, ficou entusiasmada com a iniciativa da deputada. “O Governo joga uma medida provisória como essa, porque sabe que a pesca ainda é fraca, mas agora temos uma deputada para lutar por nós”, comemorou.

por ascom

Categorias:
Tags:
Compartilhe
Pedal Rio São Francisco em Gararu, Sergipe
Últimas Notícias
IMG_7466
Prefeitura de Itabi esclarece sobre ônibus que pegou fogo no município
IMG_7464
Prefeitura de Malhador realiza a 10ª Conferência Municipal de Assistênci...
IMG_7463
Projeto Sorria Pedra Mole transforma vidas e garante mais saúde bucal à ...
39e3c50b-9dba-466d-a58e-38b1926ffee4
Vendas do varejo em Sergipe registram terceiro maior crescimento do Brasil
Notícias Relacionadas
IMG_7396
Aracaju despenca em ranking de qualidade de vida do IPS e população cobr...
d7ec3f7c-d8ca-48fe-8b4b-118c53761821
Prefeitura de Socorro recebe novos caminhões para coleta de lixo no muni...
IMG_7256
Serra da Miaba I vira Unidade de Conservação em São Domingos
IMG_7008
Governo do Estado apoia catadores durante Forró Siri 2025 por meio do pr...