O Tenente-Coronel Jonatas Souza, comandante do Gabinete de Segurança Institucional da Assembleia Legislativa de Sergipe (GSI/Alese), concluiu recentemente o Curso de Políticas e Estratégias frente às Ameaças Complexas (CPEAC 2025), promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG) situada no Rio de Janeiro, em parceria com o William J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies (WJPC), instituição localizada em Washington D.C., vinculada à Universidade Nacional de Defesa dos Estados Unidos.
A capacitação reuniu especialistas civis e militares para discutir os desafios contemporâneos da segurança institucional em cenários marcados por instabilidade, riscos híbridos e ameaças difusas.
Formação estratégica para cenários complexos
Com foco em políticas públicas e defesa nacional, o curso abordou temas como ameaças híbridas, crime organizado transnacional, cibersegurança, desinformação, e a gestão de múltiplas crises. A formação teve como objetivo central aprimorar a capacidade de diagnóstico, planejamento e resposta coordenada entre diferentes órgãos, especialmente em ambientes chamados de “zona cinzenta”, nos quais fronteiras entre conflito e paz são difusas.
A metodologia do curso combinou exposições técnicas, estudos de caso internacionais e exercícios práticos, promovendo o intercâmbio entre instituições civis e militares. “A formação, construída pela parceria ESG–WJPC, oferece marcos conceituais e ferramentas operacionais para decisões rápidas, proporcionais e integradas em cenários complexos”, destacou o Tenente-Coronel Jonatas Souza.
Impacto direto na atuação do GSI/Alese
A participação do comandante do GSI no CPEAC 2025 representa um avanço significativo na qualificação institucional da Assembleia Legislativa de Sergipe. Os conhecimentos adquiridos serão incorporados diretamente à rotina da segurança da Casa, por meio da atualização de normas internas, melhoria nos fluxos de informação, padronização de procedimentos e fortalecimento da cultura de treinamento contínuo.
De acordo com o Ten Cel Jonatas, a formação contribuirá para uma abordagem ainda mais integrada, preventiva e proativa e um importante avanço na capacidade de planejamento e resposta às novas demandas da segurança pública e institucional.
“O Curso de Políticas e Estratégias frente às Ameaças Complexas (CPEAC 2025) trouxe reflexões e ferramentas fundamentais para enfrentarmos os desafios contemporâneos de forma mais integrada, preventiva e proativa. Vamos transformar conhecimento em prática: mais prevenção, mais integração e respostas mais rápidas e coordenadas para proteger a Casa do Povo. Esse aprendizado, adquirido em uma instituição de excelência como a Escola Superior de Guerra, em parceria com o William J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies, amplia nossa visão estratégica e fortalece nossa missão de garantir a segurança institucional com inteligência, cooperação e eficiência”, afirmou o comandante.
Além disso, os aprendizados reforçam a articulação do GSI com as forças de segurança estaduais e federais, ampliando a capacidade de antecipar ameaças, reduzir vulnerabilidades e responder a eventos de alto impacto com unidade de esforço.
GSI/Alese: segurança para o funcionamento pleno do Parlamento
O Gabinete de Segurança Institucional da Alese é responsável por garantir a proteção física e operacional do Poder Legislativo Estadual, atuando na segurança de parlamentares, servidores e visitantes; na proteção de autoridades em eventos oficiais; na salvaguarda de dados sensíveis; no controle de acessos; e na articulação com órgãos de inteligência e segurança pública.
Com a incorporação de práticas internacionais e modernas estratégias de gestão de risco, o GSI reforça seu compromisso com a continuidade dos trabalhos legislativos em ambiente seguro, transparente e alinhado às melhores práticas de segurança institucional do país e do mundo.
Por Alessandro Santos Monteiro