Com o anteprojeto da nova ponte que ligará Aracaju à Barra dos Coqueiros em mãos, o Governo de Sergipe trabalha para que a obra comece a sair do papel ainda neste ano. Interligada a três viadutos na região da Coroa do Meio, a estrutura faz parte de um complexo viário pensado para destravar gargalos históricos do trânsito da capital, especialmente em uma das áreas com maior fluxo de veículos da cidade.
A entrega do anteprojeto foi feita com 45 dias de antecedência em relação ao prazo previsto, o que deve acelerar os trâmites para o lançamento do edital de licitação, previsto para o mês de agosto. A expectativa do governo é de que a ordem de serviço seja assinada até o fim de 2025, com investimentos estimados em R$ 280 milhões.
O projeto é considerado estratégico não apenas por garantir a ligação entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, mas por criar uma rota alternativa que poderá garantir pelo menos 30 anos de fluidez viária na zona leste da capital. Estudos técnicos apontam que, sem intervenções de grande porte, a região da Coroa do Meio poderia entrar em colapso nos próximos anos devido ao aumento do fluxo de veículos e transporte público.
Além do anteprojeto, o Governo de Sergipe já concluiu o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima). Todo o processo tem contado com atuação intersetorial de secretarias e órgãos como Sedurbi, Adema, DER-SE, Sedetec e Casa Civil, reforçando o cuidado técnico e ambiental em torno da obra.